Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 -SINAER

Sistema de Inovação da Aeronáutica

Infraestrutura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 

          De forma a melhor se integrar ao conceito da Tríplice Hélice, a partir de 2021, o Departamento de Ciência e Tecnologia - Órgão Central do SINAER - tomou a iniciativa de migrar o seu Catálogo de Laboratórios das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, anteriormente disponibilizado no formato ".pdf", para o ambiente da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE).

          A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE-MCTI), conforme definição encontrada em seu próprio portal, “é um instrumento que tem por objetivo mapear e reunir, de maneira sistemática, informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no País, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa existentes e promovendo seu uso compartilhado”.

          No âmbito do SINAER, o uso da PNIPE-MCTI será continuado proporcionando a manutenção de uma base única de dados, com visibilidade em todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir da qual será possível acessar informações atualizadas, referentes ao Catálogo de Laboratórios das Instituições de Ciência e Tecnologia, visando promover oportunidades primárias ou duais de inovação no interesse da Defesa Nacional, com prioridade no fortalecimento do Poder Aeroespacial Brasileiro.

          O amplo acesso à infraestrutura de PD&I permite a identificação de oportunidades de negócios, em que a utilização desses ativos, somados aos ativos intangíveis de propriedade intelectual das ICT que integram o SINAER (linhas de pesquisa, "know-how", etc), possam vir a contribuir para o fomento à inovação em prol da Sociedade Brasileira.

          Além dessas vantagens, o cadastro dos laboratórios das ICT do SINAER na PNIPE permite que empresas possam vislumbrar a utilização desses recursos em propostas de projetos, para atendimento de chamadas públicas da FINEP, uma vez que o cadastro na PNIPE constitui requisito obrigatório.

2020 NASA TECHNOLOGY TAXONOMY -  2020 NTT

Uma NOVIDADE para impulsionar a Tríplice Hélice!!

         Para que os dados cadastrados na PNIPE, relativos à infraestrutura de pesquisa das ICT que compõem o SINAER, possam ser amplamente utilizados no planejamento de ações de fomento à inovação do COMAER com os demais entes do Setor Aeroespacial, a solução para esta adequação apontou para o emprego de duas taxonomias, no campo "Área de atuação" dos laboratórios das ICT que integram o SINAER.

      A primeira, constitui-se na composição das áreas de pesquisa de interesse da FAB com suas correspondentes linhas de estudo, permitindo a identificação do alinhamento institucional da infraestrutura de pesquisa das ICT do SINAER com as orientações estratégicas estabelecidas no PCA 11-217/2021.

     A segunda constitui-se na própria “NASA Technology Taxonomy – NTT 2020” (disponível em: http://techport.nasa.gov/view/taxonomy) considerando o potencial de identificação, organização e comunicação das áreas de tecnologia relevantes para o desenvolvimento de capacidades do Setor Aeroespacial.

      Veja, no exemplo abaixo, como os indexadores de tecnologia formulados na “NASA Technology Taxonomy – NTT 2020” podem ser utilizados, bastando seguir as seguintes etapas:

  1. acessar a "2020 NTT" (disponível em: http://techport.nasa.gov/view/taxonomy);
  2. digitar o nome (em inglês) da tecnologia que está interessado em desenvolver (Ex.: radio frequency identification) e verificar quais indexadores de alto nível serão retornados na busca (Ex.: TX02, TX07 e TX13);
  3. acessar a PNIPE - MCTI (disponível em: http://pnipe.mctic.gov.br/) e realizar buscas individuais para cada indexador de alto nível retornado pela "2020 NTT". Exemplo de resultado da busca na PNIPE - MCTI, utilizando o indicador "TX02": LCDS - Laboratório de Caracterização de Dispositivos Semicondutores
  4. analisar as demais informações constantes no laboratório, bem como no site da ICT do SINAER;
  5. enviar proposta de projeto de inovação, utilizando os recursos de interesse (laboratórios, equipamentos e know-how associado) ao SINAER, conforme carta modelo .

 

 

Fim do conteúdo da página