Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Facilidades > Biblioteca SINAER
Início do conteúdo da página

Dinâmica da Inovação na Sociedade do Conhecimento uma análise da estratégia de relacionamento para Transferência de Tecnologia TCC Breno FGV 20211) Propriedade Intelectual e a Interdependência entre Ciência, Tecnologia e Inovação

Referência: Propriedade Intelectual e a Interdependência entre Ciência, Tecnologia e Inovação / organizadores: Suzana Leitão Russo, Zulmara Virgínia de Carvalho, Cristiane Toniolo Dias - Aracaju, 2021: Backup

2) Políticas de Apoio à Inovação Tecnológica no Brasil - Avanços Recentes, Limitações e Propostas de Ações

Texto Explicativo: Este livro é fruto de um esforço de reflexão conjunta, de pesquisadores do Ipea e de estudiosos do tema, sobre os avanços, os limites e as potencialidades futuras da política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), em seu intento de promover um ambiente propício ao desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovações no Brasil. O propósito principal do conjunto de estudos é o de sugerir estratégias e apresentar propostas visando aprimorar a atuação das instituições e a implementação mais eficaz da legislação de incentivos à CT&I.
Referência: Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil : avanços recentes, limitações e propostas de ações / organizadores: Lenita Maria Turchi, José Mauro de Morais. – Brasília: Ipea, 2017. 485 p. : il., gráfs. color.

 3) Inovação em Rede - Como Inserir sua Empresa no Ecossistema de Inovação

Texto Explicativo: A presente publicação é um dos resultados do projeto da IEL/SC com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI para estruturar projeto, no qual um dos objetivos foi o de promover a aproximação das empresas com as Instituições de Ciência e Tecnologia. Forma mapeadas as competências de 19 ICTs e as necessidades de apoio focado em tecnologia de 100 empresas catarinenses participantes do projeto. Com isso, cada empresa teve a sua demanda de tecnologia detalhada e recebeu uma devolutiva incluindo os potenciais parceiros que poderiam auxiliar na resolução daquela demanda.
Referência: Inovação em rede: como inserir sua empresa no ecossistema de inovação / Natalino Uggioni ... [ET. AL.]; organização Cristiane Mitsuê Iata, Paloma Zimmer. – 1 ed – Florianópolis. Tribo da Ilha, 2016. 314 p.

4) Inovação em Rede: Boas Práticas de Gestão em NITs

Texto Explicativo: A obra destaca de forma enfática e ampla o importante papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, aos quais cabe a função de promover o tema da interação das empresas com as universidades e os centros de pesquisa. Esta interação requer um outro ator para induzir e fomentar as ações e as competências de forma a promover essa desejada e necessária parceria. Este é o papel que cabe às agências de fomento públicas − especialmente no caso do Brasil − que têm importante função a desempenhar neste modelo conhecido como Hélice Tríplice. Organizado em catorze capítulos, o livro defende a proposta de que a inovação e a articulação em rede se caracterizam mais como uma carência nacional do que como uma prática desejável, tanto para as empresas quanto para as Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, como definido na referida Lei.
Referência: Inovação em rede: boas práticas de gestão em NITs / Milton Mori...[et al.]. -- Campinas, SP: PCN Comunicação, 2017.
Outros autores: Vanessa Regina Sensato Russano, Raquel Moutinho Barbosa, Marina Rezende Nania.

5) Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão.

Texto Explicativo: O propósito deste livro é descrever um modelo de GC para a administração pública brasileira formado por seis componentes: i) direcionadores estratégicos: visão, missão, objetivos estratégicos, estratégias e metas; ii) viabilizadores: liderança, tecnologia, pessoas e processos; iii) processo de GC: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar; iv) ciclo KDCA; v) resultados de GC; e vi) partes interessadas: cidadão-usuário e sociedade.
Referência: Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão/Fábio Ferreira Batista. – Brasília: Ipea, 2012. 132 p. : gráfs., tabs. Inclui bibliografia.

6) Guia de Boas Práticas Jurídicas da Rede Inova São Paulo: Experiência e Reflexões dos NITs do Estado nas Relações ICT-Empresa

Texto Explicativo: O presente Guia de boas práticas: Experiências e Reflexões dos NITs das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo visa contextualizar as boas práticas adotadas pelos NITs das ICTESP, discutidas durante o projeto, com doisgrandes objetivos: 1) aperfeiçoar os profissionais dos NITs em seus papéis de agentes da interação entre os pesquisadores das ICTESP e as empresas, para aprimorar o processo de negociação e consolidação das parcerias público-privadas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI); 2) Proporcionar maior segurança jurídica na negociação e gestão dos projetos de parceria para PDI, por meio de instrumentos contratuais analisados e ratificados pelas respectivas procuradorias das ICTESPs, considerando que no campo das relações jurídicas, que envolvem a parceria público-privada em projetos de PDI ou prestação de serviços tecnológicos especializados, existe um cenário de instabilidade na aplicação das legislações vigentes e, consequentemente perante os órgãos fiscalizadores do Estado.

Referência: Guia de boas práticas jurídicas da rede Inova São Paulo: Experiência e reflexões dos NITs do Estado nas relações ICT-empresa/ Nereide de Oliveira, Raquel Moutinho Barbosa, Ricardo Marinello. Campinas, SP: Biblioteca/ UNICAMP, Rede Inova SP, 2018.

7)  Guia de Melhores Práticas nas Colaborações ICT-Empresa

Referência: ICC-BRASIL <www.iccbrasil.org>

8) Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: desafios para o futuro

Referência: Propriedade Intelectual, desenvolvimento e inovação: desafios para o futuro /. Adriana Carvalho Pinto Vieira; Kelly Lissandra Bruch; Lilliana Locatelli (organizadoras). -- Ponta Grossa: Aya, 2020. 283p.

9)  Terminologias de Gestão do Conhecimento

Referência:Terminologias de gestão do Conhecimento: base para alinhamento conceitual / Guilherme Paraol de Matos; Clarissa Stefani Teixeira (orgs.) - São Paulo: Perse. 73p.:il. 2021. 1 e-book

10) Treinamento de TRL - Material

11) Modelo de Gestão do Conhecimento do SINAER

12) Manual Básico de Acordos de Parceria de PD&I

13) Dinâmica da Inovação na Sociedade do Conhecimento: uma análise da estratégia de relacionamento para Transferência de Tecnologia _TCC Breno_FGV_2021

14) Entraves nos processos de Transferência de Tecnologia: soluções aplicadas para ICTs_TCC_Breno_UFSC_2021

15) Dissertação de Mestrado - Programa FX-2/Gripen NG

16) O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES NO SETOR DE DEFESA NO BRASIL: UM ESTUDO DO PROGRAMA FX-2/GRIPEN NG

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página