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De acordo com Etzkowitz e Leydesdorff (1995), o modelo da Tríplice Hélice coloca a universidade como instituição central do setor do conhecimento e promotora das relações entre o setor produtivo e o governo, levando a universidade a produzir novos conhecimentos, fomentar a inovação tecnológica e incorporar novas funções no desenvolvimento econômico, além das atividades cotidianas de ensino e pesquisa.

O conceito de Tríplice Hélice aborda a sobreposição de comunicações e expectativas que remodelam os arranjos institucionais entre universidade-governo-empresa (ETZKOWITZ, 2009). O autor ainda reforça em seus estudos a hipótese de que os sistemas da Tríplice Hélice permanecem em contínua transição e reconstrução, em uma sub dinâmica interativa em que cada esfera possa assumir o papel da outra, emergindo organizações híbridas nas interfaces.

 

Figura 3: Readaptado do modelo de Etzkowitz e Leydesdorff (2000)
  

Por fim, Etzkowitz e Leydesdorff (2000) complementam que a maioria dos países está tentando alcançar, de alguma forma, o modelo da Tríplice Hélice III (FIgura 3) fomentando um ambiente inovador formado por empresas, spin-off universitárias e iniciativas tri laterais de desenvolvimento econômico.

 

Fonte: PRESTES, G. et al. Inovação no Brasil e sua Relação com a Tríplice Hélice Universidade. Programa de pós-graduação em administração - UCS, 2017.

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